Fundado em 27 de julho de 1937, o Settaport - Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo, filiado a Central Única dos Trabalhadores - CUT - representa 15 mil trabalhadores portuários e conta com mais de 4 mil associados. É um Sindicato atuante e participativo, que tem como missão representar, defender e manter os direitos da categoria à assistência social, educacional, trabalhista, jurídica, esportiva e de saúde.
O Settaport tem como filosofia buscar, através da educação e capacitação profissional, a valorização do trabalhador portuário, esteja ele no costado, em terra ou dentro dos escritórios das agências marítimas e áreas retroportuárias. O Settaport, sindicato cidadão, preza pelo bem estar social da comunidade, seja ela portuária ou não. É uma entidade de classe com visão ampla, que ao longo dos 76 anos de existência, procurou desenvolver projetos que pudessem suprir as necessidades de seus associados e toda a sociedade. Promove eventos de cunho institucional que possam atender a população como um todo.
Para expandir suas ações e deixar o trabalhador bem informado, o Settaport dispõe de 3 veículos de comunicação:
Jornal bimestral direcionado aos associados.
Programa de TV exibido aos sábados às 11 horas na Santa Cecília TV.
Portal: www.settaport.com.br, atualizado a todo o momento, com as principais notícias sobre convênios e parcerias. Um portal onde o associado encontra, de forma clara e objetiva, todos os serviços oferecidos pela entidade. E para completar todas as ações realizadas, o Sindicato apresenta a "Fundação Settaport de Responsabilidade Social e Integração Porto Cidade". Uma organização sem fins lucrativos, que vai dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo Settaport, atuando em prol da comunidade.
Hoje, o Settaport conta com uma sede principal, em Santos e três subsedes: Guarujá, Cubatão e São Paulo. O Settaport é o alicerce das lutas dos trabalhadores em busca de melhores salários, participação nos lucros e resultados, redução da jornada de trabalho, segurança para o trabalhador no exercício da função, além da luta contra a precarização da mão-de-obra portuária e a democratização das relações de emprego no porto. Essas são algumas das bandeiras do Settaport, que, dia a dia, ultrapassa obstáculos e comemora as conquistas. A responsabilidade de nosso Sindicato não pára por aí. Apoio à qualificação, educação, saúde, além de outras ações, fazem, do Settaport, um sindicato-cidadão.